Barragem de Gatos terá obras retomadas para reforçar segurança hídrica na Mata Sul
- Redator PEtáligado
- 27 de fev.
- 1 min de leitura

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinou, nesta quarta-feira (26), a ordem de serviço para a conclusão da Barragem de Gatos, infraestrutura essencial para a contenção de enchentes na Mata Sul e no Agreste. A retomada da obra, viabilizada por meio do programa Águas de Pernambuco e do Novo PAC, conta com investimento de R$ 45,8 milhões em parceria com o governo federal.
Durante a cerimônia em Belém de Maria, a governadora destacou a importância do projeto para a segurança da população. “Essa barragem é um sonho antigo e, agora, em 12 meses, poderemos entregá-la para garantir proteção às cidades da região. Chuva deve ser uma bênção, e não um motivo de angústia para quem mora às margens dos rios”, afirmou Raquel Lyra.
Paralisada desde 2014, quando apenas 20% dos serviços haviam sido executados, a Barragem de Gatos será concluída para conter as cheias do Riacho dos Gatos, que deságua nos rios Panelas, Pirangi e Una. A estrutura beneficiará diretamente cerca de 138 mil habitantes de municípios como Lagoa dos Gatos, Belém de Maria, Catende, Palmares e Água Preta. O serviço será realizado pelo consórcio Cinzel/Esse, formado pelas empresas Cinzel Engenharia Ltda e Esse Engenharia, Sinalização e Serviços Especiais Ltda.
Antes do evento, a governadora também vistoriou as obras da Barragem Panelas II, em Cupira, que já está 75% concluída e deve ser finalizada até o primeiro semestre de 2025.
Comments