Carnaval 2025 tem o menor número de homicídios em 22 anos em Pernambuco
- Redator PEtáligado
- 7 de mar.
- 1 min de leitura

O Carnaval de Pernambuco de 2025 entrou para a história como o mais seguro das últimas duas décadas. Durante o período festivo, foram registradas 57 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), uma queda de 15% em relação ao ano passado e o menor índice desde 2004, quando se iniciou a série histórica. A redução da criminalidade foi impulsionada pelo reforço no policiamento e pelo uso de tecnologias como reconhecimento facial, drones e portais de acesso, resultando na captura de cinco foragidos da Justiça.
A segurança foi reforçada em todos os polos de folia, o que também refletiu na redução de 8,9% nas ocorrências nesses locais. Os furtos caíram 15,5% e os casos de violência contra a mulher tiveram um recuo expressivo de 27%. Para o secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho, os números positivos são resultado de um planejamento estratégico focado na prevenção e no uso da tecnologia.
Além do saldo na segurança, o Carnaval pernambucano também se destacou pelo impacto econômico. Com investimentos de R$ 39,5 milhões, o evento mobilizou mais de mil atrações artísticas, sendo a maioria pernambucanas, e movimentou R$ 3,3 bilhões na economia local. A ocupação hoteleira atingiu 96,16%, e 93,78% dos turistas afirmaram que pretendem voltar no próximo ano.
Na área da saúde, o período carnavalesco contou com reforço na assistência hospitalar e distribuição de preservativos para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Já as ações voltadas ao combate à violência contra a mulher incluíram atividades educativas em diversas regiões e a presença do Trio da Mulher no Galo da Madrugada, promovendo mensagens de empoderamento feminino.
תגובות