Governo Raquel Lyra prioriza participação popular e articulação federal ao iniciar terceiro ano de gestão
- Redator PEtáligado
- 3 de jan.
- 2 min de leitura

Ao entrar no terceiro ano de mandato, a gestão da governadora Raquel Lyra se consolida com foco no diálogo e na transparência. A articulação junto ao governo federal, aos municípios e aos parlamentares pernambucanos tem sido um pilar importante para o avanço de obras e projetos prioritários no estado.
O programa Ouvir para Mudar, que promove seminários regionais de escuta popular, voltará a ser realizado entre março e abril de 2025. A iniciativa, que no ano passado registrou mais de 15 mil participações e reuniu 1.968 propostas, será reeditada com a intenção de ampliar a participação popular e garantir maior transparência no uso dos recursos públicos. Segundo a governadora, o objetivo é “compreender as demandas mais urgentes da população e colocar suas necessidades como prioridade”.
A vice-governadora Priscila Krause destacou a importância do trabalho conjunto: “A mudança que está sendo feita em Pernambuco é fruto de diálogo e parcerias, com foco na união e na inclusão”.
Outro marco da gestão tem sido o apoio aos municípios. Em dois anos, foram anunciadas 52 novas creches em 43 cidades, com investimento de R$ 302 milhões, que criarão 15 mil novas vagas na educação infantil. A governadora também realizou mais de 60 viagens a Brasília para assegurar recursos e parcerias com o governo federal. Entre as conquistas recentes, estão a inclusão de obras importantes no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como a conclusão dos corredores de ônibus BRT e a barragem de São Bento do Una.
Com essas iniciativas, Pernambuco tem recuperado o protagonismo nacional em gestão pública. Em 2024, a governadora participou de encontros nacionais sobre educação e qualificação profissional e destacou a expansão do programa Qualifica PE, que será levado a 70 cidades em 2025.
Comentários