Gravatá recebe segunda cozinha comunitária e Pernambuco alcança 196 unidades do Programa Bom Prato
- Redator PEtáligado
- 22 de abr.
- 2 min de leitura

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta terça-feira (22), a Cozinha Comunitária Dom Bosco, em Gravatá, no Agreste pernambucano. Com a nova unidade, o município passa a contar com dois espaços voltados à segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade. A ação integra o Programa Bom Prato, que chega agora a 196 cozinhas comunitárias em funcionamento em todo o estado.
A nova estrutura vai oferecer 200 refeições diárias, de segunda a sexta-feira, com funcionamento das 8h às 16h. Os beneficiários são encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A cozinha homenageia João Bosco, reconhecido pelo trabalho com jovens em situação de risco, e conta com equipe técnica completa, incluindo nutricionista, coordenador e equipe de apoio.
“Estamos aqui para cuidar de gente e aquecer o coração de quem não sabia o que teria na próxima refeição. Essa é a 196ª cozinha comunitária de Pernambuco e a segunda em Gravatá, ajudando a mudar a vida de quem mais precisa”, destacou a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause.
Criado dentro do programa Pernambuco Sem Fome, o Bom Prato é gerido pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS-PE), com apoio técnico da Secretaria Executiva de Combate à Fome. Cada unidade recebe investimento inicial de R$ 50 mil e R$ 20 mil mensais de cofinanciamento estadual. Desde o início da atual gestão, mais de 12,9 milhões de refeições foram distribuídas no estado.
Durante a solenidade, também foi assinado um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Gravatá para adesão ao programa Caminhos da Gestão, que oferece capacitação a servidores municipais. A iniciativa é coordenada pela Seplag-PE e Egape, em parceria com a Amupe.
Comentários