Israel e Hamas acordam trégua com troca de reféns prevista para domingo
- Redator PEtáligado
- 18 de jan.
- 1 min de leitura

O governo de Israel aprovou, na madrugada deste sábado (18, hora local), um acordo de trégua com o Hamas na Faixa de Gaza, prevendo a entrada em vigor no domingo. O pacto permitirá a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos.
Apesar do anúncio do cessar-fogo, mediado por Catar e Estados Unidos na quarta-feira, o Exército israelense manteve os bombardeios no território palestino, resultando em mais de 100 mortos, conforme relataram equipes de resgate.
Após a aprovação pelo gabinete de segurança de Israel, o Conselho de Ministros também deu aval final ao acordo, mesmo com resistências da extrema direita.
Segundo comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, "o plano de liberação de reféns entrará em vigor no domingo, 19 de janeiro de 2025". O gabinete de segurança reforçou que o acordo "contribui para a consecução dos objetivos da guerra".
A primeira fase da trégua, com duração prevista de seis semanas, inclui a libertação de 33 reféns israelenses em Gaza, em troca de centenas de prisioneiros palestinos detidos em Israel. Durante esse período, também serão conduzidas negociações sobre o encerramento definitivo do conflito, que já dura 15 meses.
Comments