Lula defende participação de Janja em eventos internacionais e rebate críticas
- Redator PEtáligado
- 30 de mar.
- 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (29) que a primeira-dama Janja da Silva continuará participando de eventos internacionais e reforçou que ela viajou ao Japão e à França a convite, em missão oficial. A declaração foi dada durante entrevista coletiva em Hanói, no Vietnã, após sua visita oficial ao país.
"Minha mulher não é clandestina. Ela não faz viagem apócrifa, faz viagem porque foi convidada", disse Lula, ao responder questionamentos sobre os gastos públicos com a presença de Janja no exterior. O presidente enfatizou que a primeira-dama tem liberdade para atuar nas causas em que acredita. "Ela vai continuar fazendo o que gosta. Vai estar onde quiser, falar o que quiser", declarou.
Nos últimos dias, opositores questionaram as despesas das viagens internacionais da primeira-dama, que acompanhou Lula ao Japão e depois seguiu para Paris, onde participou da cúpula Nutrition for Growth (Nutrição para o Crescimento, ou N4G). Segundo Lula, a presença de Janja na capital francesa atendeu a um convite do presidente Emmanuel Macron para discutir a aliança global contra a fome e a pobreza.
O Tribunal de Contas da União (TCU) foi acionado para investigar os custos das viagens, mas arquivou a representação apresentada pelo deputado Gustavo Gayer (PL-GO), por unanimidade. O órgão já havia analisado a questão anteriormente e reafirmou que as queixas sobre as despesas com deslocamentos oficiais da primeira-dama são improcedentes.
Komentarze