Mais quatro cidades do Sertão passam a receber leite do programa estadual
- Redator PEtáligado
- 26 de fev.
- 2 min de leitura

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Leite foi expandido para quatro novos municípios do Sertão do Pajeú: Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Itapetim e São José do Egito. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25) pela governadora Raquel Lyra, durante agenda na região. Com a ampliação, o programa passa a atender 29 cidades pernambucanas, beneficiando cerca de 52 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social com a distribuição diária de 13 mil litros de leite.
A iniciativa fortalece a bacia leiteira do estado e incentiva pequenos produtores, ao mesmo tempo em que combate a insegurança alimentar. Desde julho de 2024, já foram distribuídos mais de 1,4 milhão de litros de leite, com um investimento de R$ 12,5 milhões, financiado pelo governo federal em parceria com o Tesouro Estadual.
Para o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, o programa reforça o papel de Pernambuco como maior produtor de leite do Nordeste. “A chegada do PAA Leite a mais cidades amplia o atendimento à população vulnerável e também impulsiona a produção no campo”, destacou.
Em São José do Egito, a nova adesão ao programa garantirá o fornecimento de 265 litros de leite por dia. “Essa ação representa mais dignidade para quem mais precisa”, afirmou o prefeito Fredson Brito. Em Itapetim, a prefeita Aline Karina ressaltou o impacto do programa para mães em situação de vulnerabilidade: “Agora, 264 mães terão a segurança de um alimento diário para seus filhos.”
O PAA Leite adquire a produção de mais de 350 pequenos produtores das regiões do Agreste Meridional, Central, Sertão do Moxotó e Pajeú. O leite é pasteurizado e distribuído gratuitamente, com a seleção dos beneficiários feita pela Secretaria de Assistência Social e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
A ampliação do programa foi comemorada por gestores e parlamentares. O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, reforçou a importância da iniciativa. “Esse programa chega para atender quem mais precisa, garantindo segurança alimentar para milhares de pernambucanos”, declarou.
A beneficiária Manuele Vitória, de São José do Egito, celebrou a chegada do programa à sua cidade. “Agora, meu filho terá leite todos os dias. Só uma lata custa R$ 60, e muitas famílias não têm como pagar”, afirmou.
Com a inclusão dos quatro novos municípios, o programa já atende cidades como Serra Talhada, Arcoverde, Caruaru e Pesqueira, consolidando-se como uma das principais ações de combate à fome em Pernambuco.
Commentaires