Matrículas da rede estadual de Pernambuco para 2025 entram em fase de efetivação
- Redator PEtáligado
- 7 de jan.
- 2 min de leitura

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) deu início, na segunda-feira (6), ao processo de efetivação das matrículas para o ano letivo de 2025. O prazo para que os pais ou responsáveis compareçam às unidades escolares com a documentação exigida segue até 17 de janeiro.
Os candidatos que se cadastraram em dezembro, incluindo alunos provenientes das redes municipais e novos ingressantes, precisam apresentar os seguintes documentos: número de inscrição de cadastro 2025, certidão de nascimento (cópia), histórico escolar ou declaração da última escola frequentada, CPF, comprovante de residência com CEP, carteira de vacinação (cópia), comprovante de tipo sanguíneo e fator RH, e uma foto 3x4 recente.
A SEE informou que as vagas não confirmadas retornarão ao sistema de cadastro, permitindo uma nova oportunidade de inscrição entre os dias 20 e 23 de janeiro. A efetivação dessas matrículas ocorrerá entre os dias 27 e 29 de janeiro.
Para 2025, foram disponibilizadas 176.942 vagas para estudantes novatos. Até o momento, 99.609 dessas vagas já foram ocupadas por alunos oriundos das redes municipais. As vagas remanescentes somam 23.315 para o Ensino Fundamental, 54.018 para o Ensino Médio e 37.702 para as Escolas em Tempo Integral, sendo 13.556 na Região Metropolitana do Recife e 24.146 no interior do Estado. A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também está contemplada.
As matrículas de aproximadamente 361 mil estudantes da Rede Estadual foram renovadas automaticamente pelo Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco (SIEPE).
Como novidade para este ano, a SEE está oferecendo uma ferramenta de geolocalização que ajudará pais e alunos a encontrarem a escola mais próxima da residência ou de um local de referência.
Vale destacar que as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não participam deste processo de matrícula, pois a admissão nessas unidades ocorre por meio de seleção específica.
Comments