Obras de três presídios em Araçoiaba são retomadas após uma década de paralisação
- Redator PEtáligado
- 19 de fev.
- 1 min de leitura

Após mais de dez anos de interrupção, a construção de três unidades prisionais masculinas em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, foi retomada pelo Governo de Pernambuco. A obra, que criará 1.164 novas vagas no sistema prisional, será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e integra o programa Juntos pela Segurança.
Com um investimento de R$ 30,6 milhões provenientes de recursos federais e estaduais, os presídios devem ser concluídos em até seis meses. A retomada faz parte da reestruturação do sistema penitenciário estadual, que já ampliou em 1.854 vagas nos últimos dois anos e nomeou mais de 660 policiais penais.
“A segurança passa pela reestruturação do sistema prisional. Com essa obra, garantimos melhores condições de trabalho para os servidores e um espaço adequado para os detentos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A empresa responsável pela construção, Planalto Pajeú, foi definida após o distrato com a construtora anterior, que havia executado cerca de 65% do contrato. A obra inclui serviços de instalações elétricas, hidrossanitárias, revestimentos e urbanização.
Desde 2023, o governo entregou novas vagas no Presídio Policial Penal Leonardo Lago e na unidade 2 do Presídio de Itaquitinga. Até 2026, a expectativa é de que 7.950 novas vagas sejam criadas no sistema penitenciário pernambucano.
Comments