top of page
GPE-0005-25-BANNER-728x90px.gif

Pernambuco abre licitação para restaurar dois fortes históricos em Noronha

  • Foto do escritor: Redator PEtáligado
    Redator PEtáligado
  • 15 de mar.
  • 1 min de leitura

Foto: Weidson Carlos
Foto: Weidson Carlos

Com um investimento de R$ 15,8 milhões, o Governo de Pernambuco lançou o edital de licitação para restaurar dois importantes monumentos históricos em Fernando de Noronha: o Forte de Santo Antônio e o Forte de São Pedro do Boldró. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (15) e faz parte de uma parceria com o governo federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), dentro do Novo PAC.


As obras serão conduzidas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e visam preservar e revitalizar os fortes, garantindo sua conservação e requalificação para fortalecer o turismo e valorizar a memória histórica da região. “O cartão-postal da região será atualizado, dando continuidade à tradição e à cultura de Pernambuco”, afirmou a governadora em exercício Priscila Krause.


O Forte de Santo Antônio, um dos principais pontos turísticos do arquipélago, pertence à União e é considerado uma das primeiras fortificações da ilha. Já o Forte de São Pedro do Boldró, erguido em 1757, integra o Conjunto Histórico de Fernando de Noronha e se destaca por sua vista privilegiada do pôr do sol.


A restauração prevê a consolidação das estruturas remanescentes, a requalificação do espaço e do entorno com iluminação, sinalização e museografia, além da implementação de um circuito acessível. A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destacou que a iniciativa permitirá que noronhenses e turistas compreendam melhor o sistema de defesa do século 18, agregando valor histórico e cultural ao turismo da ilha.


Comments


CONTATO

Obrigado, em breve entraremos em contato!

  • White Facebook Icon

© Todos os direitos reservados por Arrudeio Comunicação - CNPJ: 53.958.374/0001-80

bottom of page