Pernambuco amplia investimento na assistência social e combate à fome com maior repasse da história
- Redator PEtáligado
- 17 de fev.
- 1 min de leitura

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (17), a maior pactuação de recursos já destinada à assistência social e à segurança alimentar no estado. Serão R$ 111 milhões investidos em 2025, um aumento de 30,4% em relação ao ano anterior. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra durante a 230ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB-PE), no Recife, que reuniu representantes de 160 municípios.
Os recursos serão destinados ao cofinanciamento de serviços e benefícios da rede socioassistencial, contemplando equipamentos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros Pop e Cozinhas Comunitárias.
A governadora destacou a importância do reforço no orçamento para garantir o atendimento à população mais vulnerável. “Estamos trabalhando junto aos municípios para assegurar que esses recursos cheguem a quem mais precisa, fortalecendo ações que combatem a fome, acolhem vítimas de violência e garantem serviços essenciais”, afirmou Raquel Lyra.
O secretário estadual de Assistência Social, Carlos Braga, ressaltou que o pacto fortalece a gestão municipal e amplia o alcance dos serviços. “São 344 CRAS, 193 CREAS e 183 Cozinhas Comunitárias em Pernambuco. Esse repasse garante que esses equipamentos sigam funcionando e atendendo as famílias que mais necessitam”, explicou.
Para municípios como Catende, o impacto do investimento é significativo. Segundo a secretária de Assistência Social da cidade, Linda Barros, o município está prestes a inaugurar sua terceira cozinha comunitária. “Esse recurso faz a diferença na vida de quem, por muitos anos, foi invisível. Estamos mudando essa realidade e garantindo comida na mesa para quem mais precisa”, destacou.
Comentários