Pernambuco amplia recursos do Funcultura e lança edital inédito para patrimônio
- Redator PEtáligado
- 21 de jan.
- 1 min de leitura

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (21), o lançamento dos novos editais do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), com um investimento recorde de R$ 39 milhões. O valor representa um aumento de 22% em relação ao ano anterior.
Uma das principais novidades é a criação de um edital específico para o setor de Patrimônio Cultural, que contará com um orçamento de R$ 3,5 milhões. A iniciativa atende a uma demanda histórica da sociedade civil e está alinhada ao Plano Estadual de Cultura.
Os cinco editais - Audiovisual, Música, Microprojeto, Geral e Patrimônio - estarão disponíveis a partir de quarta-feira (22) no Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br). As inscrições começam em 1º de abril e serão feitas exclusivamente pela plataforma. Para participar, os proponentes devem atualizar ou criar seus cadastros no Cadastro de Produtor Cultural (CPC) até 17 de março.
A governadora Raquel Lyra destacou que o aumento dos recursos reforça o compromisso com o setor cultural. “Nosso objetivo é ampliar o incentivo a diversas linguagens culturais e, este ano, contemplamos uma nova demanda com o edital de Patrimônio, contribuindo para a preservação e valorização da nossa história”, afirmou.
A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou que o incremento no orçamento pode impulsionar a geração de emprego e renda no setor cultural. Segundo Renata Borba, presidente da Fundarpe, o novo edital é um avanço estratégico para a preservação do patrimônio estadual.
Comments