Pernambuco avança na modernização do sistema prisional com novo presídio no Recife
- Redator PEtáligado
- 4 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

O Governo de Pernambuco entregou, nesta terça-feira (3), o Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL), no Complexo Prisional do Curado, Recife. A unidade, que recebeu R$ 84,8 milhões em investimentos, disponibilizará 954 vagas e será a primeira no estado a garantir fardamento completo para os detentos.
“O novo presídio representa mais do que uma ampliação de vagas. É um passo para assegurar dignidade e oportunidades de ressocialização, com acesso a trabalho, estudo e saúde”, destacou a governadora Raquel Lyra. As vagas serão ocupadas gradualmente, com seleção técnica para realocação de presos de outras unidades.
O espaço segue padrões modernos, com pátios de sol, salas de aula, módulo de saúde e áreas de trabalho. As obras fazem parte do programa Juntos pela Segurança, que tem como meta requalificar o sistema prisional e aumentar para 7 mil o número de detentos em atividades laborais.
Os uniformes dos detentos são produzidos em fábricas prisionais reativadas e inauguradas pela atual gestão, como a malharia da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru. As fábricas têm capacidade para produzir 280 mil peças por ano, reforçando a política de ressocialização por meio do trabalho.
Com a entrega do PLL, o estado já soma 1.854 novas vagas no sistema prisional desde 2023, incluindo as do Complexo de Itaquitinga. Em breve, serão ofertadas mais 814 vagas no Complexo de Araçoiaba, cuja obra está 90% concluída.
Comentários