Pernambuco inaugura primeira cozinha comunitária em território indígena do Norte e Nordeste
- Redator PEtáligado
- 1 de mai.
- 1 min de leitura

O povo Pankararu, da Aldeia Caldeirão, em Jatobá, no Sertão de Itaparica, agora conta com uma Cozinha Comunitária em seu território. A unidade, batizada de Raízes Indígenas, é a primeira do tipo instalada em uma comunidade indígena em todo o Norte e Nordeste do país. A iniciativa integra o programa estadual Bom Prato e foi inaugurada nesta quarta-feira (30).
Com capacidade para atender cerca de 200 famílias por dia, a cozinha vai garantir refeições diárias a uma população historicamente vulnerável, respeitando os hábitos culturais do povo Pankararu. O cardápio foi adaptado para os costumes alimentares da comunidade, com supervisão de nutricionistas e atuação de profissionais locais.
O equipamento é a 197ª cozinha comunitária em funcionamento no Estado e foi viabilizado por meio de parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Jatobá. Cada unidade recebe R$ 50 mil para estruturação e mais R$ 20 mil mensais em cofinanciamento estadual para manutenção.
Desde o início da atual gestão, 142 cozinhas foram implantadas, totalizando mais de 13 milhões de refeições distribuídas em todas as regiões. Além de promover segurança alimentar, o programa se consolida como uma política de valorização da dignidade humana.
Comments