Pernambuco reforça rede pediátrica com novos leitos para enfrentar vírus respiratórios
- Redator PEtáligado
- 20 de mar.
- 1 min de leitura

Diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em crianças, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) ampliou a rede de atendimento pediátrico com 103 novos leitos de UTI e enfermaria. A medida faz parte do Plano de Contingência da Sazonalidade dos Vírus Respiratórios na Pediatria e busca garantir assistência mais ágil e eficaz durante o período crítico.
Desse total, 50 leitos são de suporte avançado e estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas. Segundo a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, a antecipação dessa estrutura fortalece a resposta do sistema de saúde. “Com uma rede mais organizada, conseguimos oferecer atendimento com mais agilidade e qualidade”, afirmou.
A SES-PE já contabiliza 165 casos de Srag em crianças de até um ano, com taxa de ocupação hospitalar em 75%, mas sem filas de espera. Para reforçar o atendimento, foram convocados 14 pediatras e quatro intensivistas, além da previsão de novas chamadas para neonatologistas e pediatras por meio de uma seleção simplificada.
Outra iniciativa em andamento é a ampliação da Teleinterconsulta de Pediatria, que permite consultas entre médicos via Central de Regulação do Estado. O serviço, em operação desde 10 de março, já realizou 40 atendimentos e ajuda a reduzir remoções desnecessárias. Disponível todos os dias das 9h às 21h, pode ser acessado pelo telefone 0800 281 3555.
댓글