Prêmio Naíde Teodósio celebra produção acadêmica e reforça luta por equidade de gênero em Pernambuco
- Redator PEtáligado
- 9 de mai.
- 2 min de leitura

A governadora Raquel Lyra participou, nesta quinta-feira (8), da cerimônia de entrega do XIV Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, no auditório do Cais do Sertão, no Recife. A premiação, promovida pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, reconheceu 47 trabalhos acadêmicos e literários que destacam reflexões e práticas em prol da equidade de gênero nas escolas e universidades.
“É uma oportunidade de provocar reflexões verdadeiras sobre os desafios que as mulheres enfrentam numa sociedade ainda patriarcal e machista. Estamos discutindo gênero dentro das escolas, nas universidades e em todos os espaços de formação. Fazer isso no mês das mães tem um significado ainda mais simbólico”, afirmou Raquel Lyra.
Os vencedores e vencedoras foram contemplados com prêmios em dinheiro — chegando a R$ 20 mil — e notebooks, incentivando a continuidade dos estudos e da produção científica com perspectiva de gênero. A edição deste ano incluiu, pela primeira vez, uma nova categoria: a de textos literários, com destaque para produções em poesia, cordel e literatura produzidas por estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental.
Para a secretária da Mulher, Juliana Gouveia, o prêmio também cumpre um papel estratégico no enfrentamento à violência de gênero. “Estamos fortalecendo o debate sobre os direitos das mulheres dentro das escolas, ampliando a conscientização e o engajamento da sociedade nesse processo”, disse.
Entre os destaques da cerimônia, emocionou o depoimento da pesquisadora Márcia Maria, vencedora na categoria pós-graduação com um artigo sobre racismo e o corpo negro. “Queria que meus ancestrais estivessem aqui. É uma vitória que dá voz à nossa história”, disse.
Considerado único no país, o Prêmio Naíde Teodósio é referência nacional na valorização da produção de conhecimento com recorte de gênero, abordando também temas como raça, classe, geração, etnia e orientação sexual.
Comments