Trump impõe tarifa de 10% sobre produtos brasileiros a partir de 5 de abril
- Redator PEtáligado
- 3 de abr.
- 1 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta última quarta-feira (2) a aplicação de uma tarifa de 10% sobre todas as importações provenientes do Brasil. A medida faz parte de um novo decreto que estabelece a adoção de tarifas recíprocas aos países que impõem taxas a produtos norte-americanos.
A cobrança passa a valer a partir de 5 de abril. No caso do Brasil, a alíquota será fixa em 10%, exceto para o aço e o alumínio, que continuam sujeitos a uma tarifa de 25% já em vigor.
Segundo Trump, os países que mantêm déficits comerciais elevados com os Estados Unidos também serão alvo de tarifas individualizadas, com índices superiores, a partir do dia 9. O presidente justificou as medidas como forma de proteger a economia americana de práticas desleais.
“Os números são tão desproporcionais, são tão injustos. Ao mesmo tempo, estabeleceremos uma tarifa mínima de 10%. [...] Isso será para ajudar a reconstruir nossa economia e evitar a trapaça", declarou Trump. “As nações estrangeiras finalmente serão convidadas a pagar pelo privilégio de acesso ao nosso mercado, o maior do mundo”, completou.
O republicano afirmou ainda que a cobrança será calculada com base nas tarifas, barreiras não monetárias e outras restrições aplicadas pelos países aos produtos norte-americanos. O objetivo, segundo ele, é adotar uma taxa correspondente a, pelo menos, metade do que os Estados Unidos têm sido obrigados a pagar.
Comments