Violência em Pernambuco recua 5,5% com operações intensificadas
- Redator PEtáligado
- 6 de jan.
- 1 min de leitura

Após dois anos consecutivos de aumento, Pernambuco encerrou 2024 com uma redução de 5,5% no número de mortes violentas intencionais. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), o Estado contabilizou 3.441 vítimas ao longo do ano, enquanto em 2023 esse número foi de 3.639.
A queda foi impulsionada pela diminuição dos crimes contra a vida tanto na Região Metropolitana quanto no interior. No entanto, a capital, Recife, apresentou aumento nos índices de violência.
Os dados incluem homicídios, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes em decorrência de intervenções policiais. A taxa de mortalidade registrada foi de 36,08 por 100 mil habitantes, inferior à de 38,25 verificada no ano anterior.
A redução da violência passou a ser notada a partir de maio, quando o governo intensificou as operações de repressão qualificada e reforçou o isolamento de líderes de facções criminosas nos presídios. Nos meses seguintes, houve uma tendência de queda, exceto em outubro, quando foram registradas 274 mortes, mesmo número de outubro de 2023.
O destaque positivo também fica para a redução de 8,6% nos feminicídios, com 75 casos registrados em 2024, sete a menos que no ano anterior.
Comments