top of page
GPE-0005-25-BANNER-728x90px.gif

Programa Águas de Pernambuco é destaque em evento do Consórcio Nordeste sobre segurança hídrica

  • Foto do escritor: Redator PEtáligado
    Redator PEtáligado
  • 27 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de mar.


Janaína Pepeu/Secom
Janaína Pepeu/Secom

O programa Águas de Pernambuco foi apresentado como exemplo de política pública voltada à universalização do acesso à água e ao saneamento durante evento promovido pelo Banco Mundial no Recife. A governadora em exercício, Priscila Krause, destacou as iniciativas do programa em reunião da Câmara Temática de Segurança Hídrica do Consórcio Nordeste (CNE), que reuniu representantes dos estados nordestinos, do governo federal e de organizações internacionais.


O Águas de Pernambuco, lançado em 2024, conta com investimentos estaduais de R$ 6,1 bilhões para a execução de obras estruturantes, como a conclusão do Sistema Integrado do Agreste, a ampliação da rede de tratamento de esgoto e a implantação de tecnologias inovadoras na gestão dos recursos hídricos. "Este programa tem garantido investimentos em adutoras como a do Agreste e a de Serro Azul, além da modernização de estações de tratamento de esgoto, como a do Cabanga, que atende 50% do Recife", ressaltou Priscila Krause.


O encontro, parte da programação do II Seminário Internacional sobre a Iniciativa de Segurança Hídrica para o Nordeste, promoveu a troca de experiências entre os estados da região. Pernambuco, que lidera a agenda de recursos hídricos no CNE, tem articulado junto ao Banco Mundial possibilidades de financiamento para novos investimentos no setor. “Temos mantido um diálogo constante com instituições federais e internacionais para viabilizar soluções de abastecimento de água e tratamento de esgoto que garantam segurança hídrica e qualidade de vida para a população”, destacou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.


Durante o seminário, especialistas debateram a implantação de iniciativas previstas no Programa Integrado de Segurança Hídrica para o Nordeste, elaborado pelo Banco Mundial e pelo Consórcio Nordeste. A proposta está alinhada ao Marco Legal do Saneamento, que determina que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto.


A presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Verônica Sánchez, reforçou a importância de iniciativas como o Águas de Pernambuco na construção de estratégias para o enfrentamento dos desafios hídricos no Nordeste. “Eventos como este são essenciais para a troca de conhecimentos e a construção de soluções conjuntas para melhorar a gestão e a infraestrutura de saneamento na região”, afirmou.



Komentáře


CONTATO

Obrigado, em breve entraremos em contato!

  • White Facebook Icon

© Todos os direitos reservados por Arrudeio Comunicação - CNPJ: 53.958.374/0001-80

bottom of page